Ministério da Saúde confirma primeiro caso de infecção pelo clado 1b mpox no Brasil
Cepa se manifesta por meio de febre, dor muscular, fadiga e lesões na pele
Por: Redação PatosJá
Fonte: Ministério da Saúde - Lorena Teixeira
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção pelo clado 1b mpox no Brasil. Anteriormente, conhecida como Varíola dos Macacos, a doença é uma infecção viral que pertence à família do Ortopoxivírus e, desde 1970, é endêmica da África Central e Ocidental.
Recentemente, o Brasil confirmou o primeiro caso de mpox causado pelo clado 1b, ainda não identificado em solo brasileiro. A paciente, uma mulher de 29 anos, é residente do estado de São Paulo e teve contato com um familiar vindo da República Democrática do Congo, na África.

Em dezembro de 2022, a República Democrática do Congo declarou um surto nacional da doença. Em 2024, o Brasil registrou 2.052 casos. Até fevereiro deste ano, foram notificados 115 casos das cepas em circulação. Apesar disso, não houve óbito nos últimos dois anos no país.
A doença viral se manifesta por meio de febre, dor muscular, fadiga e lesões na pele que podem se espalhar por todo o corpo. Embora a maioria dos casos tenha evoluções leves, as complicações podem ocorrer, especialmente, em pessoas que tenham a imunidade baixa.
Vírus
Segundo o pesquisador Gabriel Fernandes, o vírus é da mesma família que o vírus da catapora e da varíola, causando erupções na pele. Gabriel explicou que, há poucos anos, o clado 2b se espalhou pela Europa e, consequentemente, pelo mundo. Mas, agora, o surto é do clado 1b.
“Acredita-se que esse clado 1b cause uma doença mais grave e, por isso, foi levantado um sinal de alerta”, disse o pesquisador.
Leia também